sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"sola, pero que mui bien acompanhada"- portunhol dos bons

Sí, Sí, Sí... tenho uma turma de pré-adolescentes e..?? Sozinha!

A turma paira entre os 11 e 13 anos, meninos e meninas. Uns tagarelas e outros quase mudos, mas é só o inícios ainda. Essa turma já frequentava o programa no semestre anterior e tinham sérios problemas com o artista-educador de música. Já recebi a pasta de chama com um "hum... essa é a turma de quarta....boa sorte!"

Mas enfim, foi difícil mesmo no primeiro encontro, fui testada do primeiro ao último minuto. Sexo, sacanagem, canção gospel, encenação, piada... tudo existiu, mas foi produtivo ( e cansativo também). Estava um barulho danado na sala ao lado e esse detalha compromete a concentração e tal, precisávamos de muito diálogo para nos entendermos e esclarecê-los que de raios era essa tal 'artes visuais' que todos eles iriam ter aula daqui para frente. Jogamos o jogo da bienal nesse dia, conversamos muito sobre arte, sobre eles, sobre o PIÁ. Também fizemos um momento de apresentação do que quisesse no final da aula: foi um máximo!

( isso porque eu notei que precisávamos desenvolver ferramentas para diálogos sobre arte, sobre nós, sobre os nossos trabalhos...). Foi estranhos, me pego poucas vezes trabalhando de forma tão Na aula seguinte a discussão foi entorno da diferença entre Tridimensional X Bidimensionalestabelecermostecnicista, mas percebi que foi bom, e o exercício foi o seguinte:

depois de muita conversa sobre BI X TRI, todos os alunos receberam dois conjuntos do mesmo material: um montinho de argila, uma folha de papel e um palito de churrasco

Com esses dois conjuntos transformaríamos um em um trabalho Bidimensional e o outro conjunto em um Tridimensional. E não foi que funcionou?

Claro que surgiram dúvidas e confusões, mas pudemos colocar todo a produção do dia me duas mesas diferentes, conversamos sobre os trabalho e até sobre as questões presentes nas diferentes produções. Foi bom.

essa turma poderia ser verde

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