Nossa equipe é composta por quatro artistas-educadoras, cada uma responsável por uma linguagem artística diferente- teatro , dança, artes visuais e música. Eu, no caso, artes visuais. Todas nós somos responsáveis por duas turmas de 5 à 7 anos e uma de 8 à 10 anos, nesses turmas trabalhamos em dupla, desenvolvendo junto ao grupo projetos interdiciplinares. Temos também uma turma de pré adolescentes (11 à 14), essas turmas já são oferecidas como linguagem. Subentende-se que a criança depois de passar pela experiência de todas as linguagens possa escolher nesse momento.
O pretendo aqui é escancarar essas práticas diárias que acontecem com cada dupla e que a cada dia adquirem a formatação do grupo que a frequenta. No blog anterior www.airaejuliananoceu.blogspot.com só havia minha parceria com a artista juliana França, de dança, mesmo assim é o registro que mais gosto, que mais assumiu uma estrutura de pesquisa pessoal.
Meus registros começaram a bastante tempo, na verdade antes mesmo de me encontrar nesse espaço da educação. Hoje observando minha produção, vejo que o formato de livro, caderno, agenda estavam presentes desde o início das pesquisas na faculdade ( fiz Artes Plásticas na UNICAMP). Dentro do desenho, das técnicas de gravura e pintura já me sentia a vontade em compor livros que de alguma maneira propunham um registro cronológico dos desdobramentos. Acho que nunca mais parei, mesmo fora de um contexto de produção artística para o mundo das exposições e bla bla bla, o lugar das ideias se permanece, o registro das aulas nada mais é do que um arquivo dessas experiências de muita vida que tenho me deparado nesses últimos anos. Mesmo dentro desses espaços educacionais periféricos à efervescência cultural de São Paulo existe muita arte, muita entrega, muito trabalho e dedicação. Hoje esse é meu espaço de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário