sábado, 7 de agosto de 2010

Agora vou de trem

Decisão tomada. Hora de depositar toda a energia em outro lugar. Recomeçar o trabalho que tanto me apeguei em outro lugar, com outras palavras e novas páginas ainda em branco. CEU Sapopemba era uma viagem, mas Guaianazes é mais longe ainda, fiquei louca será? Creio que não, a mudança veio em forma de lágrimas e alegria, uma misturinha salgada que deu liga.

Para quem nunca acompanhou a rotina colorida de meus outros blogs, vai aqui uma resumida e exclarecida menção: sou artista plástica, com uma pitada de curiosidade na criação das outras artes, trabalho em um projeto lindo da Secretaria de Cultura ( isso é novidade já que saímos da Sec. de Educação) chamado PIÁ- Programa de Iniciação Artística, que no momento é atribuído à alguns equipamentos públicos do município de São Paulo. Hoje estou no CEU(Centro de Educação Unificado) Lajeado, ontem estava em Sapopemba.

A primeira impressão ao entrar nas instalações do CEU Lajeado é a de se reconhecer naquele espaço(os projetos de engenharia e arquitetura são os mesmos) porém toda a nova organização espacial provocada pelas diferenças de terrenos propõe uma relação diferente entre os ambiente. Respirei fundo, nem mesmo o ar parecia me reconhecer. Força! Hora de recomeçar e voltar a ser feliz.

Também existe uma estrutura hierárquica dentro dos CEUs que promove o desenvolvimento das áreas presentes alí: cultura/educação/esporte, todos eles geridos por um gestor atribuído por via de cargo de confiança. O PiÁ, meu trabalho, se localiza na área da Cultura, porém nossa contratação fica sob manutenção da Sec. de Cultura. Oh, quanta cultura! Depois de quase dois anos trabalhando no mesmo lugar, a mudança proporciona um olhar crítico sobre as diferentes relações de trabalho encontradas, mesmo partindo de categorias semelhantes de trabalho. A ponta da pirâmide de poder determina categoricamente a maneira como as pessoas se estabelecerão dentro desse espaço de convívio mútuo: se a partir do medo, respeito, "puxa-saquismo", solidarismo, amor e etc.

Desejo muito me sentir leve, me sentir dentro, me sentir parte, me sentir realizada a partir de outros desafios. É tudo novidade, é tudo paciência. Me acostumo.

Nenhum comentário: