sábado, 2 de outubro de 2010

Sim! Bienal!

“ Sim, vamos à Bienal!”. Desde o início da organização dessa saída junto aos alunos do PIÁ CEU Lajeado( Programa de Iniciação Artística), minha maior preocupação como artista-educadora era com que essa visita à uma exposição de tão grande porte não se detivesse apenas no estranhamento em estar naquele lugar, mas a promoção de uma relação pessoal e investigativa com aquilo que nunca havia sido visto.

Com um mês de antecedência criamos propostas que levassem os aducandos a pensar uma exposição de Artes Visuais como algo além de um ‘cubo branco’ cheio de pinturas e ”estátuas” (referência trazida por eles em sala). Através de muito material visual, inclusive o que fora produzido pela própria Bienal, conduzimos atividades que os desafiassem principalmente a romper com esse espaço tradicionalmente oferecido ao artista. Pudemos pesquisar temas trazidos pelas próprias obras, sensações,beleza, materiais, tamanhos e até o conceito de “efêmero” com os alunos pré-adolescentes: como pode um trabalho ter a hora de nascer e morrer?

A nosso visita foi muito proveitosa, de qualidade. Mesmo depois de tantas conversas, os alunos quase não acreditavam estar dentro de um lugar como aquele, um lugar em que artistas (adultos) também tinham idéias e as concretizavam. Muito semelhante com o que fizemos durante aquele mesmo período nos espaços do CEU Lajeado, onde nossas idéias e nossos materiais se tornavam parte de um ambiente anteriormente estranho.

Hoje partimos de um outro ponto de partida no momento de produzir com essas crianças. Mesmo para os alunos que não foram à visita, já existe um repertório visual crescente à espera de outros encontros com a Arte. Nossos alunos se tornam cada vez mais autores e responsáveis por aquilo que pensam e desejam compartilhar.

Nenhum comentário: